quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A Primeira Povoação


Ainda hoje está por determinar a origem da cidade de Cale (ou Calem) ou, melhor dizendo, em que margem do Douro se situava este povoamento antigo, cujos vestígios arqueológicos têm aparecido em ambos os lados do rio, permanecendo a dúvida em relação ao seu posicionamento.
No entanto, sabe-se que no domínio romano, Cale foi fundada na margem esquerda do Rio Douro, junto à sua foz, no decorrer da campanha de conquista da Península Ibérica de Décimo Júnior Bruto (general romano), sendo, no alto da sua vertente, construída uma estação militar para servir de centro de controlo. Essa virá a ser referida na via militar romana, do Imperador António Pio (Século II), entre Olissipo e Bracara Augusta (actuais cidades de Lisboa e Braga), como sendo o término da via, no sentido sul-norte, antes de se atravessar a via fluvial por barcas para continuar viagem até à principal cidade do norte da altura: Bracara Augusta.
Com isto, Cale é vista com um porto e como tal passaram a denominar o povoamento de Portus Cale e, mais tarde, de Portucale, topónimo que virá a dar nome ao nosso país que séculos mais tarde nascerá: Portugal (século XII). Isto porque no latim clássico não se faz distinção clara entre as letras e o som “c” e “g”.


Imagem retirada do 1º volume do livro “Tempo da história” de 10º ano da Porto Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário