domingo, 29 de março de 2009

Arquitectura


Alcino Peixoto de Castro Soutinho nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1930.
Este famoso arquitecto português foi considerado, pela crítica nacional e internacional, apoiante dos modelos puristas do movimento moderno.
Formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, usufrui de uma bolsa de estudo para continuação dos estudos em Itália, onde conheceu vários arquitectos italianos que influenciaram o início da sua carreira.
Em 1973 foi docente da Escola Superior de Belas Artes do Porto e mais tarde da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Foi o projecto para o novo edifício do Museu Amadeo Souza Cardoso em Amarante que lhe trouxe o reconhecimento internacional.
Em 1982 recebeu o prémio “Europa Nostra” pela obra de reparação do Castelo de Vila Nova de Cerveira e sua adaptação para a pousada de D. Dinis.Contudo, é com a sua obra Novos Paços do Concelho de Matosinhos, concluída em 1987, que obtém a consagração Nacional e Internacional, sendo condecorado com a Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Matosinhos no ano seguinte e, em 1992, condecorado com a Medalha de Mérito Municipal da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário