quinta-feira, 7 de maio de 2009

Circular na cidade: Principais vias de comunicação


Por ser antecâmara do litoral-norte, para quem vem por via terrestre, Vila Nova de Gaia, adquiriu uma certa importância, beneficiando da existência de várias pontes (rodoviárias e ferroviárias), num total de 7, que fazem a travessia do Rio Douro, assim como, do aumento da sua rede de estradas, nos últimos anos.
Quem olha para trás no tempo reconhece uma cidade, que muitos diziam ser confusa, com ruas de paralelo estreitas e mal ordenadas sob o ponto de vista dum planeamento coeso e funcional, ou seja, onde as imensas artérias tinham bastante tráfego e imensos buracos, dando a impressão de que a cidade era interminável. As deslocações demoravam bastante tempo, sobretudo, porque parte das artérias do eixo Norte-Sul se dirigiam para a Avenida da República que, apesar de ter duas faixas de rodagem, não era o suficiente para o trânsito automóvel e público.
Todavia, com a melhor gestão que se tem vindo a verificar no espaço urbano, ultimamente, os Gaienses têm assistido a uma infinita remodelação nas estradas e vias de acesso.
Assim, em Vila Nova de Gaia, podemos encontrar variadíssimas ligações que respeitam uma cadeia hierárquica onde, em primeiro lugar, aparecem as vias de âmbito nacional, que servem para ligar importantes cidades do país, e, em segundo lugar, as vias de carácter municipal, que servem para retirar grande parte do tráfego das ruas e avenidas do concelho.
Assim, temos os Itinerários Principais (IP), os Itinerários Complementares (IC) e as Estradas Nacionais e Regionais que fazem parte das vias nacionais, as quais são da responsabilidade do Estado, quer pelo desenho do seu traçado, de Norte para Sul, quer pela sua manutenção feita pela EP (Estradas de Portugal), tal como, as Vias de Ligação (VL) que, como a referência anterior indica, são da responsabilidade do município e ainda são bastante recentes, não estando até, todas as projectadas, construídas de momento.
Dado isso, a ampla rede rodoviária existente tanto nacional como municipal, fazem com que o acesso e a circulação na cidade sejam, agora, relativamente, fáceis.
No entanto, estão previstas, até agora, 11 Vias de Ligação, das quais apenas duas estão construídas na sua totalidade, estando as outras com parte do traçado já construído ou, ainda, só em projecto, as quais serão uma importante resposta à redução do trânsito urbano nas ruas e avenidas de Gaia, sendo que, muitas destas vias se iniciam ou iniciarão nas estradas da rede nacional e, grande parte delas, atravessam o concelho de poente a nascente garantindo, assim, uma mobilidade no concelho bastante aceitável.
Tudo isto, aliado ao condicionamento de algumas ruas, como é o caso das que percorrem o centro histórico, onde se recorreu à instalação de aparelhos, nas demais ruas, de forma a apenas circularem nas mesmas os moradores, transportes público e outras viaturas devidamente autorizadas e identificadas, levarão a uma eficiente rede de estradas municipais que conduzirão à redução de tráfego nalgumas ruas, contribuindo, assim, para uma melhor qualidade de vida urbana, porque o trânsito citadino é, em parte, o grande causador do stress que se vive nas cidades.
Em suma, Gaia tem registado um aumento nas vias de circulação e, também, um melhoramento das vias existentes com a colocação de mais passadeiras, mais semáforos e mais alcatrão. Desta forma, o concelho está mais organizado e muitas são as pessoas que residem fora do concelho que notam a diferença e elogiam o trabalho que tem vindo a ser feito na área dos acessos.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, só é pena que em pleno centro, Rua Raimundo de Carvalho (entre o Corte inglês e a entrada para a igreja/cemitério) estejam duas tampas (saneamento e águas pluviais) uma deslocada e outra com o cimento que a fixa todo partido, que provocam muito barulho dia e noite, tornando a hora de descanso um autêntico inferno. Já reportei a Junta de Freguesia a mais de um mês, mas tudo continua igual.

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