quinta-feira, 16 de abril de 2009

Casa Museu Teixeira Lopes / Galerias Diogo de Macedo


A Casa Museu Teixeira Lopes é composta por duas unidades complementares, que na globalidade das suas obras apresentam uma visão das artes visuais compreendida entre o século XIX e os inícios do século XX. Uma é a Casa de Teixeira Lopes, outra é as Galerias Diogo de Macedo.
A Casa de Teixeira Lopes é um edifício oitocentista (1895) de aspecto regional, com um pátio povoado de obras de arte, projectado pelo arquitecto José Teixeira Lopes para residência e oficina de escultura do seu irmão, António Teixeira Lopes. Esta foi doada por Teixeira Lopes, em 1933, ao Município de Vila Nova de Gaia, com todo o seu espólio, dando origem à Casa Museu, uma vez que nela ainda se encontra todo o mobiliário original, assim como esculturas de bronze, mármore e maquetas de gesso da autoria do ex-proprietário.
A esta casa, foi anexo um edifício, de construção mais recente, inaugurado em 1975, designado Galerias Diogo de Macedo, devido à doação de grande parte da obra da colecção deste artista à Câmara Municipal de Gaia.
Assim, neste espaço, estão inseridas as obras dos escultores António Teixeira Lopes e Diogo de Macedo e as colecções por eles reunidas que passam pela pintura, escultura e artes decorativas, como peças que foram produzidas pelas fábricas de cerâmica do município. Dado isto, podemos encontrar obras de múltiplos autores, tanto nacionais como estrangeiros.
Além de tudo isto, ainda existem as Oficinas da Casa Museu, que correspondem aos ateliers onde Teixeira Lopes trabalhou e esculpiu, onde, actualmente, muitos escultores nacionais trabalham e criam, saindo deste local cerca de 90% da estatuária produzida em Portugal, que povoa jardins e parques nacionais e internacionais.

Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário