sábado, 11 de abril de 2009

Convento de Corpus Christi


O Convento de Corpus Christi, também conhecido como Instituto do Bom Pastor, é um antigo edifício religioso localizado na freguesia de Santa Marinha, no Largo Aljubarrota.
Construído primitivamente junto ao rio, no século XIV, este antigo e belo convento Dominicano, construído em torno da igreja, sofreu profundas alterações e acréscimos nos séculos XVII e XVIII, devido às cheias do Douro que provocaram uma degradação gradual do edifício.
A edificação do novo templo foi, então, desenhada pelo Padre Pantelão da Rocha de Magalhães, na segunda metade do século XVII, começando as obras em 1675 e prolongando-se até ao final do século.
Contudo, a interpretação menor do modelo lisboeta do convento do Bom Sucesso de Belém, revelou alguns problemas arquitectónicos que vieram a ser resolvidos, entre 1677 e 1680, pelo pedreiro Gregório Fernandes.
Assim, a igreja conventual, do século XVII, é de estilo barroco joanino, com forma de rotunda poligonal, apresentando no coro um sumptuoso tecto apainelado, assim como um cadeiral em talha, que remonta à segunda metade de Seiscentos e de onde sobressai a expressividade de determinadas máscaras e animais que se enquadra nas temáticas da Ordem de São Domingos.
Além disto, possui uma antiquíssima estátua de S. Domingos e uma fonte seiscentista.
Apesar de toda a sua beleza, na sequência do triunfo do liberalismo em Portugal, em 1834 o convento foi extinto e os seus bens confiscados. Dado isto, em 1930, o edifício foi entregue às irmãs do Instituto do Bom Pastor que criaram um Instituto Feminino de Educação e Regeneração, o que, dado o aumento das internadas, levou à construção, em 1940, da ala poente do convento, de arquitectura tipicamente do Estado Novo.
No início da década de 90, as religiosas retiram-se e o edifício foi entregue à Ordem Soberana e Militar de Malta, apesar de ter sido revertido para a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em 2003. Altura em que o convento sofreu obras de remodelação, albergando agora uma zona de promoção e comercialização de produtos e actividades de interesse cultural e ainda um pólo de mestrado da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.


Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário